Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Desenvolvimento Sustentável


Leia uma série de informações coletadas sobre as questões de meio ambiente e desenvolvimento sustentável relacionadas com a cidade de Petrópolis.

CRENOTERAPIA
A água sempre foi considerada fonte de vida nas mais variadas culturas. Mas somente agora as pessoas estão valorizando o poder curativo da água, especificamente as minerais.
leia mais
Água, Uma questão de Vida ou Exclusão Social
O Jornalista Luiz Peazê publicou um texto especial para o II Seminário Água é Vida, na Tribuna de Petrópolis, em maio de 2003. A seguir a integra do texto. Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.luispeaze.com 
leia mais
II Seminário Água é Vida debateu a preservação dos mananciais de Petrópolis
Petrópolis se destaca mais a cada dia no cenário de debates e discussão sobre os recursos hídricos e a necessidade de despoluir os rios e proteger os mananciais. Uma mostra desta preocupação foi o II Seminário Água é Vida, promovido pelo Lions Clube de Petrópolis e Itaipava e o Instituto Itaipava, que contou com a presença de representantes de vários segmentos de Petrópolis ligados à área ambiental.

leia mais
Water is Life
Several months ago I wrote a letter to the local Petrópolis newspaper, the Tribuna de Petrópolis, which it has to be said was a little aggressive, in which I mocked the plans of the City Hall and Riosoft (an organization which aims at developing and attracting new technology companies to the state of Rio de Janeiro), to create a Tecnopolis here in our fair City, mainly because we lacked a very basic ingredient for any business other than pig farming, namely an adequate telephone system !
leia mais
Educação Ambiental
Mesmo inexistindo uma política educacional que permita aos alunos terem noções de meio ambiente permeando as matérias do cotidiano, Petrópolis tem diferentes atores sociais engajados nesta questão.

leia mais
2003 - O Ano Internacional da Água Doce
O ano de 2003 foi escolhido pelas Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Água Doce. Naturalmente todos os países reconhecem a importância fundamental de um recurso finito e que a cada dia vem se tornando mais escasso no planeta.
leia mais
A sociedade civil e a água
Os movimentos sociais de Petrópolis vêm se organizando paulatinamente para poderem gerar ações que melhorem a qualidade das águas na cidade. Aliás, nos últimos dois anos foram realizados pelo Movimento Nacional de Cidadania Pelas Águas dois encontros de porte nacional seguidos sobre o tema, no SESC de Nogueira.

leia mais
Vida, criança e água - Vamos cuidar?
O professor Denis Goulet da Universidade de Notre Dame ensina que a disciplina de economia deve mudar de nome para economia e ética do desenvolvimento (no original Ethics of Development). Todos que pensam hoje na questão ambiental sabem que devemos ampliar de forma interdisciplinar nossa abordagem sobre a realidade concreta.
leia mais
O Paraíso
Aos cinco anos, eu não conhecia o significado da palavra paraíso. Eu só sabia que havia um cantão muito especial onde eu morava e esse nome me soava com um respeitável mistério. Lá, eu só podia ir acompanhada de um adulto.
leia mais
Água com Cidadania
Em sua palestra em maio passado(2003), no LNCC, no II Seminário Água é Vida, o Frei Ludovico Garmus disse: "A terra é produto, tanto como o sol, de reciclagem. Já aí a natureza nos ensina que a nossa sobrevivência aqui também no planeta, é preciso saber reciclar.
leia mais
Entrevista com Aldo Rebouças
Para esclarecer melhor sobre a situação das águas, Bruno do Nascimento fez para o Diário de Petrópolis uma entrevista com o pesquisador Aldo da Cunha Rebouças, Professor Titular do Instituto de Geociências da USP e um dos autores do livro Águas Doces no Brasil, Capital Ecológico: Uso e Conservação
leia mais
Cultura - Meu nome é Piabanha
O documentário do CDDH-Petrópolis, "Meu nome é Piabanha" (1995), do cineasta e diretor Renato Neumann, descreve uma poesia sobre o principal rio de Petrópolis.
leia mais
Piabanha, Peixe ou Rio?
O rio Piabanha tem o seu nome derivado de um dos principais peixes que existem na região da bacia do rio Paraíba do Sul. O peixe piabanha (Brycon insignes) que na língua tupi significa: "o que é manchado".
leia mais
Água em perigo
A água é uma das questões mais críticas para a humanidade. A água está em crise na China, no sudeste da Ásia, no sudoeste da América, no norte da África.
leia mais
Ministério Público - A voz da água
As questões ambientais brasileiras, raramente chegam aos tribunais. Em um levantamento realizado em 1999 e publicado pela dra Silvia Cartelli, que é procuradora de Justiça no Rio Grande do Sul, do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público, em 1995, existiam no Superior Tribunal de Justiça apenas 60 ações ambientais e no Supremo Tribunal Federal apenas 15 ações ambientais.
leia mais
Poluição Industrial
O verão europeu vem provocando uma brusca mudança de temperatura, tanto no ambiente natural quanto nas estruturas políticas.
leia mais
Livro - Desenvolvimento Sustentável em Petrópolis
O interessante do livro é o reflexo da opinião de seus diferentes autores, todos relacionados a cidade de Petrópolis e atuando na melhoria da qualidade de vida.
leia mais
A saúde das águas
Pela legislação atual não existe mais o conceito, ao nível do Ministério da Saúde, que água boa é aquela água de mina, que veio da natureza e que está pura. Hoje em dia, pela legislação sanitária vigente, qualquer água tem que ser tratada antes de ser consumida, pode ser de mina ou do melhor poço.
leia mais
Livro - O Manifesto da Água
Um bilhão e meio de pessoas não tem acesso à água potável em quantidade suficiente; dois bilhões, à água de qualidade adequada. Se permanecer a atual tendência, em vinte anos esse número dobrará: mais de três bilhões não terão acesso à água potável segura e cinco bilhões enfrentarão problemas sérios de escassez e qualidade da água.
leia mais
Truticultura
Segundo José Gouveia Vieira Aguirre, produtor, a truta por ser um peixe característico de água limpa e fria vem se adaptando bem às condições climáticas da região serrana.
leia mais
Você sabia?

Que existem cinco Estações de Tratamento de Águas em Petrópolis e 3 estão fluoretando a água. Uma grande parte do município já tem água fluoretada, que dá segurança em relação à cárie dentária.


leia mais
Acidentes ecológicos
Em nenhuma outra época se viu no Brasil notícias sobre tantos acidentes ecológicos tendo a contaminação das águas como tema principal.

leia mais
Natação
O hábito de nadar é um excelente exercício físico. Os movimentos combinados de braços e pernas na água foram aprendidos pelo homem através do instinto ou observando os animais.
leia mais
Residências precisam fazer a ligação do esgoto
A Estação de Tratamento de Efluentes do Palatinato existe, bem como a rede coletora que leva o esgoto para a estação. Mas as casas, principalmente do bairro Morin, precisam fazer adaptações na canalização da rede de esgoto residencial para serem ligadas a rede pública.
leia mais
Biodigestores são implantados no Bomfim
A Águas do Imperador vem investindo também na construção de pequenos biodigestores para tratamento do esgoto. A proposta do O Instituto Ambiental (OIA), coordenado por Valmir Fachini, está sendo implementada pela empresa e já está em funcionamento no Alto Independência.
leia mais
Moradores do Bairro da Glória não usam água potável
Mais de 900 casas assinaram um abaixo assinado requerendo água para o local. Pois as casas consumiam água de uma represa que tem uma água de péssima qualidade, onde se podem até ser encontrados animais mortos.

leia mais
Petrópolis vive um verão em alerta
O primeiro dia do verão deixou claro para a cidade que os antigos problemas estão bastante presentes na vida do petropolitano. Saber conviver com o fenômeno de chuvas intensas nessa época do ano é uma tarefa árdua que paralisa a cidade e trás recordações sofridas.
leia mais
Retomado projeto para salvar Represa Hidrelétrica de Areal
Uma das propostas apresentadas pelo prefeito de Areal, Laerte Calil de Freitas, na véspera do Dia Internacional da Água, foi revitalizar a área de entorno da hidrelétrica, transformando o local num espaço com uma grande diversidade de atrativos turísticos, incluindo a produção de peixes.
Represa Hidrelétrica de Areal
leia mais
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha espera sanção da governadora Rosinha
De acordo com Paulo de Souza Leite o problema é que a aprovação no Conselho não permite imediatamente a criação do Comitê. Para a criação é necessária a assinatura da governadora sancionando a criação.
leia mais
II Seminário Água é Vida teve apoio da APEA
O segundo seminário ocorrerá às vésperas da Semana de Meio Ambiente e espera fortalecer a voz dos ambientalistas no município.
leia mais
Água é vida
A água está cada vez mais escassa na superfície do planeta. Bem, pelo menos a água de beber. Na realidade as fontes disponíveis são de apenas 0,63% de toda a água presente no planeta. Deve-se lembrar que 97,3 % são de água salgada.
leia mais
II Seminário Água é Vida foi um sucesso!
 evento contou com um público superior a 350 participantes, alcançando o mesmo resultado da primeira versão realizada em outubro de 2000, no próprio LNCC. Até mesmo os temas debatidos foram mantidos, como: saúde pública, meio ambiente, educação ambiental e política de meio ambiente.
leia mais
O Aqüífero Guarani
O Brasil possui de 12% a 18% do total dos recursos hídricos do planeta, se contabilizada a toda a superfície da bacia amazônica, incluindo os paises fronteiriços, o que nos garante o "status" de nação com a maior reserva de água na terra. Encontra-se em território nacional grande parte de um valioso recurso hídrico, o Aqüífero Guarani.

leia mais
Definições do II Seminário Água é vida
Como recomendações do painel de meio ambiente em relação aos recursos hídricos destacamos as seguintes propostas:
leia mais
I Seminário Água é Vida - Considerações
Convencidos de que a água doce é tão essencial para o desenvolvimento sustentável como para a vida, e de que a água doce possui dimensões sociais, econômica e ambientais interdependentes e complementares.
leia mais
Contaminação das águas em Petrópolis
Naquele instante o Laboratório Baffi fez uma série de exames comprovando o grau de contaminação do Rio Piabanha.
leia mais
A escassez de água é um dos maiores desafios do nosso século
Parece mentira, já que ¾ do planeta são ocupados por água. Só que ela é quase toda (97%) salgada e 2% formam as geleiras, inacessíveis.
leia mais
Entrevista com o Prof. Werner Bidlingmaier
A Universidade Bauhaus mantém um departamento voltado especificamente para o Tratamento dos Resíduos Sólidos, aplicando as suas tecnologias em diferentes países, incluindo o Brasil.
leia mais
LIVRO - Empresas Aumentam Lucros e Produtividade pela Eco-Eficiência
Isso é o tema de um livro escrito por Joe Romm, que foi - entre outros cargos - subsecretário no Departamento de Eficiência Energética e Energia Renovável do Ministério da Energia dos EUA.
leia mais
Programação do III Seminário Água é Vida
Confira aqui a programação do III Seminário Água é Vida
leia mais
Lions Itaipava promoverá o III Seminário Água é Vida
O Seminário em si tem a perspectiva de conscientizar as pessoas sobre o valor tão fundamental da água nos dias atuais.
leia mais
Saneamento e saúde em debate no seminário Água é Vida
Dentro do escopo de promover ações em prol do meio ambiente o Lions Clube Petrópolis Itaipava preparou um seminário temático sobre a água.
leia mais
Empresa de Petrópolis investe na preservação dos recursos hídricos
A ONG Projeto Água, criada no final do ano passado,  coordenará o funcionamento da Fazenda Projeto Água, em Fagundes, distrito de Pedro do Rio.
leia mais
Petrópolis poderá implantar a Agenda 21 Local
Na prática a Agenda 21 Local é uma estratégia para envolver todos os membros e instituições pertencentes a uma região específica na identificação dos principais problemas sócio-ambientais e econômicos.
leia mais